TRE-RJ apreende fraldas e fichas de cadastro de grávidas em centro cultural de Garotinho

Autor: Da Redação,
sábado, 16/08/2014

RIO DE JANEIRO, RJ - Agentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprenderam esta semana cerca de 100 fraldas e um caderno com fichas de cadastro de grávidas com dia estimado do parto, no Centro Cultural Anthony Garotinho, em Campos, região norte fluminense. Também foi recolhido um documento com o logotipo "Missão Palavra de Paz" que relacionava itens como fraldas, cadeira de rodas e objetos de enxoval de bebês sob o título "Protocolo de Saída".
A "Missão Palavra de Paz" é uma organização sem fins lucrativos que, como descreve em seu site, foi inspirada em um programa gospel apresentado pelo candidato ao governo do Estado Anthony Garotinho (PR) .
A juíza Daniela Assumpção de Souza, coordenadora estadual de fiscalização eleitoral, afirma que o material é propaganda irregular. "Além disso, candidatos não podem distribuir brindes e existem indícios de distribuição de fraldas, enxovais, como parece demonstrar um caderno de anotações e fichas de cadastro", disse, em nota, o TRE. A reportagem tentou contato com o Ministério Público Eleitoral, órgão que deve ajuizar a ação contra Garotinho, mas não localizou ninguém neste sábado (16).
Na apreensão, ocorrida na última quarta-feira (13), também foram recolhidos calendários com a foto do candidato e família, pastas, cartões de visita e blocos da Câmara dos Deputados. Foram encontrados, ainda, 46 DVDs sobre o candidato e cinco faixas.
O centro cultural também mantinha um laboratório de informática e a chamada "sala de premiações" onde, segundo o site da instituição, "os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória política e cultural de Anthony Garotinho, através de placas, certificados, medalhas, além de uma infinidade de diplomações, moções e títulos nacionais e internacionais".
Os responsáveis pelo local foram notificados para retirar, em até 48 horas, qualquer material mencionando o candidato.
De acordo com a assessoria de imprensa do candidato, os advogados da campanha ainda estão analisando o caso para se posicionarem a respeito.