Dissidentes do PT no Maranhão declaram apoio a candidato do PC do B

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 23/07/2014

PATRÍCIA BRITTO
SÃO PAULO, SP - Contrariando a aliança formal do PT no Maranhão, petistas dissidentes declararam apoio à candidatura de Flávio Dino (PC do B) ao governo do Estado.
O apoio foi oficializado na noite desta quarta-feira (23), em São Luís, durante a inauguração do comitê chamado "Dilma e Flávio".
Nacionalmente, o PC do B apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas no Maranhão o PT está coligado com o candidato indicado pela família Sarney, Lobão Filho (PMDB).
Parte do diretório local do PT do Maranhão defendia o apoio formal à candidatura de Dino, mas por pressão do PT nacional, aliado do senador José Sarney (PMDB), o partido ficou do lado do peemedebista.
Entre os participantes do ato desta quarta estavam o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, o ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes (PT), e o próprio candidato do PC do B.
"Nós somos a resistência petista, a parte da militância que não se coligou com o PMDB do Sarney, do Lobão", disse Fernandes. "Eu sou militante histórico do PT e nunca concordei com essa aliança com a oligarquia Sarney, e toda a resistência petista não concorda."
Dino e os petistas dissidentes afirmam que o comitê informal "Dilma e Flávio" não fere a lei, uma vez que PT e PC do B estão coligados nacionalmente.
"O meu partido, PC do B, apoia a Dilma nacionalmente. A lei eleitoral garante expressamente que, como meu partido está coligando nacionalmente, no Estado ele tem direito de fazer campanha", afirma Dino.
Entretanto, conforme mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, políticos, especialistas e até ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divergem sobre o tema.
Defensor da aliança com o PMDB, na qual é candidato a suplente de senador, o presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, afirma que sua coligação contestará na Justiça Eleitoral o apoio de parte dos petistas à candidatura de Dino.
"O que nós podemos aceitar é a campanha para a Dilma, agora a campanha para o Dino é complicado", disse Monteiro à reportagem.
Entre os partidos coligados com Dino estão ainda o PSDB e o PSB, dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, adversários de Dilma.
Questionado se a petista também subirá em seu palanque se for em campanha ao Maranhão, Dino evitou se responder: "Estou curioso também, vamos ver".