PTB abandona Dilma e declara apoio a Aécio Neves

Autor: Da Redação,
sábado, 21/06/2014

SÃO PAULO, SP - Em nota oficial divulgada neste sábado (21), Benito Gama, presidente nacional do PTB, confirmou que o partido vai apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência.
O anuncio foi feito no mesmo momento em que a convenção petista lança a campanha de Dilma Rousseff à reeleição. O PTB decidiu deixar a coligação da presidente para apoiar o rival.
O apoio dos petebistas era dado como certo no comitê da presidente. Em maio, ela foi à sede do partido para celebrar a união em almoço.
A reviravolta transfere para o tucano cerca de 40 segundos em cada bloco de propaganda eleitoral na TV.
Além disso, representa um baque no momento em que Dilma tenta mostrar força e estancar a queda nas pesquisas de intenção de voto.
De acordo com a nota, a "decisão atende o clamor da maioria da bancada federal e de Estados, onde os conflitos locais entre PTB e PT ficaram insustentáveis, como, por exemplo, Distrito Federal, Roraima, Piauí e Rio de Janeiro. Os Estados ficam liberados para manter os acordos locais".
O PTB estava contrariado com o Planalto desde o início do ano. Seus dirigentes se sentiram rejeitados na reforma ministerial, feita justamente para ampliar o tempo de Dilma na TV.
Na nota, Gama afirma que "mais uma vez sintonizado com o desejo de mudanças que vem sendo expressado pela ampla maioria do povo brasileiro, o PTB declara seu apoio ao senador Aécio Neves".
A decisão do partido deve ser formalizada no próximo dia 27, em Salvador (Bahia), durante a convenção da legenda.