PRESIDENTE-DIA - (ATUALIZADA)

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 17/03/2014

Em evento no PR, Dilma exalta Gleisi e aponta "euforia" na economia




Por Diogenes Arthur Campanha

FOZ DO IGUAÇU, PR, 17 de março (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff aproveitou um evento na noite de hoje no interior do Paraná para exaltar a atuação da ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata do PT ao governo do Estado.

Em discurso repleto de citações à senadora, Dilma disse que Gleisi, que deixou a Casa Civil no mês passado para se dedicar à campanha eleitoral, teve papel fundamental na expansão da infraestrutura e da logística do país.

Gleisi esteve ao lado da presidente no compromisso em Foz do Iguaçu, um evento da Fecomércio (federação do comércio e de serviços) do Estado para premiar mulheres empreendedoras. Sua candidatura é a aposta do PT para tentar vencer o governador Beto Richa (PSDB) e conquistar o poder pela primeira vez no Estado.

Dilma, que também recebeu um troféu, citou sua ex-auxiliar cinco vezes em pouco mais de 35 minutos, mencionando a atuação da petista no leilão do campo do pré-sal de Libra e nas concessões de rodovias e aeroportos.

"Quero abrir um parêntese para agradecer à ministra Gleisi por sua contribuição no desafio de modernizar, expandir a infraestrutura logística, de energia e urbana no país", disse.

"Fizemos o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], uma série de obras e é fundamental reconhecer que, na condução de programas como a licitação do campo de petróleo de Libra, concessão de aeroportos, de rodovias, na mudança do modelo de concessão, houve a contribuição de uma mulher paranaense", completou a presidente.

Na última sexta-feira, Gleisi já havia dividido o palco com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento do PT em São José dos Pinhais (Grande Curitiba) para promover sua pré-candidatura.

Na pré-campanha eleitoral de 2010, quando Dilma, então ministra da Casa Civil na gestão Luiz Inácio Lula da Silva, foi escolhida para sucedê-lo, o ex-presidente a apelidou de "mãe do PAC" e passou a apontá-la como responsável por um dos principais programas de seu governo.

"Euforia econômica"

Diante da plateia de mulheres empresárias, Dilma disse ainda que o Brasil "experimenta hoje uma euforia empreendedora".

A presidente mencionou a criação de 4,8 milhões de novos empregos em sua gestão e citou a criação, divulgada hoje pelo Ministério do Trabalho, de 260,8 mil vagas com carteira assinada em fevereiro - melhor resultado para esse mês desde 2011.

Dilma também mencionou o número de mulheres responsáveis por pequenas e microempresas e o percentual (65%) de participação feminina no programa Microempreendedor Individual, de formalização de pequenos negócios.