Colégios eleitorais abrem para eleições na Bulgária

Autor: Da Redação,
domingo, 12/05/2013
Mulher olha para cartazes eleitorais de Boiko Borisov, líder do partido GERB de centro-direita na Bulgária, em um subúrbio de Sofia no sábado

Os colégios eleitorais da Bulgária abriram neste domingo  (12) suas portas às 7h locais (1h de Brasília) para as eleições legislativas antecipadas, para as quais foram convocados 6,8 milhões de eleitores.


Até o fechamento das urnas às 20h (14h de Brasília), os cidadãos com direito a voto poderão escolher entre os 45 partidos e coalizões que concorrem ao pleito, embora apenas quatro legendas entrarão no Parlamento, segundo as pesquisas.


Entre os favoritos estão os conservadores de Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), que renunciaram em fevereiro passado por causa dos protestos populares, já que contam com uma pequena vantagem de entre 0,5% e 3% frente ao Partido Socialista.


Outros dois partidos que superariam o limite mínimo de 4% para entrar no Parlamento de 240 cadeiras são o da minoria turca, DPS, e o ultranacionalista Ataka.


Na votação deste domingo (12) participará também um número inédito de observadores eleitorais: pelo menos 275 de organismos internacionais e 11.878 nacionais.


Mais de 14 mil policiais fazem a segurança da ordem pública até o final do dia, no qual está proibida, além das mensagens políticas, a venda de bebidas alcoólicas.

Fonte - EFE