Força Nacional vai atuar na prevenção de conflitos agrários

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 21/03/2013

SÃO PAULO, SP, 21 de março (Folhapress) - O Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Estado de Mato Grosso. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com portaria publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União", a Força vai apoiar a Polícia Federal nas ações de prevenção e repressão a conflitos agrários, inclusive os que envolvam terras indígenas.

A Força Nacional deverá permanecer no Estado por 120 dias, a partir de hoje, para "exercer patrulhamento ostensivo preventivo no intuito de preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos nas operações conjuntas". O prazo poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

Há cerca de um mês, líderes indígenas das comunidades mundurucus de Mato Grosso e do Pará foram a Brasília para exigir a apuração da morte do índio Adenilson Mundukuru, ocorrida em novembro de 2012, durante a Operação Eldorado, da Polícia Federal, e para cobrar solução para problemas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura em terras indígenas.

Durante a reunião, o grupo indígena se queixou da disposição de autoridades e técnicos do governo federal em discutir apenas a construção de usinas hidrelétricas e o aproveitamento do potencial hídrico do Rio Tapajós, na região amazônica.