Eleito presidente, Renan enfrenta primeira crise

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 01/02/2013







Por Erich Decat, Gabriela Guerreiro e Andreza Matais

BRASÍLIA, DF, 1 de fevereiro (Folhapress) - Horas depois de ser eleito para o cargo, o novo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfrentou hoje sua primeira crise no comando da Casa. A disputa envolvendo PP e PR por cargo na Mesa Diretora da Casa levou a condução da sessão por parte do senador a ser criticada.

Na busca por votos para conquistar a presidência do Senado, Renan ofereceu a terceira secretaria da Mesa ao PP. O PR, por ter um senador a mais do que o PP, alegou que a cadeira seria do partido.

Sem entendimento, a vaga foi para o voto, vencida pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) por 36 votos, ante 30 do senador Magno Malta (PR-ES).

Após o veredicto, o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM) anunciou que o partido iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal para que fosse respeitada a proporcionalidade das bancadas na escolha das vagas na Mesa.

"Pela primeira vez na minha vida, vi que seis valem menos do que cinco. O PR vai ao Supremo para que ele diga se vale ou não a proporcionalidade. Se valeu para outros cargos, por que não valeu para a terceira secretaria?", disse Nascimento.

"Quem quer ser presidente que assuma os riscos. Fez um acordo com o PP, mas não com o pescoço do PR", disse Magno Malta.

Além da terceira secretaria os demais espaços foram definidos na tarde de hoje.

Composição da nova Mesa Diretora do Senado:

Presidente: Renan Calheiros (PMDB-AL)

Primeiro vice-presidente: Jorge Viana (PT-AC)

Segundo vice-presidente: Romero Jucá (PMB-RR)

Primeiro-secretário: Flexa Ribeiro (PSDB-PA)

Segundo-secretário: Ângela Portela (PT-RR)

Terceiro-secretário: Ciro Nogueira (PP-PI)

Quarto-secretário: João Vicente Claudino (PTB-PI)

Suplentes:

Primeiro suplente: Magno Malta (PR-ES)

Segundo suplente: Jayme Campos (DEM-MT)

Terceiro suplente: João Durval (PDT-BA)

Quarto suplente: Casildo Maldaner (PMDB-SC)