Juiz proclama resultado em Osasco e petista vai assumir prefeitura

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 26/10/2012





Por Daniel Roncaglia

SÃO PAULO, SP, 26 de outubro (Folhapress) - O juiz eleitoral Samuel Karasin proclama hoje o resultado da eleição municipal em Osasco (Grande SP). Com isso, o petista Jorge Lapas deve assumir a prefeitura.

Karasin também negou pedidos de outros candidatos para que a eleição fosse feita novamente.

A eleição em Osasco foi marcada por decisões judiciais que tiraram da disputa os dois principais candidatos.

No dia 11, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou recurso do tucano Celso Giglio, que teve a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.

Com a decisão, os 149.579 votos recebidos pelo tucano foram anulados. Lapas obteve 138.435 --60% dos válidos. A cidade tem 543 mil eleitores.

A Justiça Eleitoral considerou Giglio ficha suja porque ele teve as contas de 2004, de quando ele era prefeito de Osasco, reprovadas pela Câmara de Vereadores e pelo Tribunal de Contas do Estado.

A decisão do TSE ainda pode ser contestada no STF (Supremo Tribunal Federal).

Jorge Lapas entrou na disputa pela prefeitura após o deputado federal João Paulo Cunha (PT) renunciar, em agosto, a sua candidatura, em razão da condenação no processo do mensalão, julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Lapas, que nunca disputou uma eleição antes, era secretário de Governo do prefeito Emidio de Souza (PT), maior cabo eleitoral de sua campanha.