Um secador de grãos explodiu e deixou trabalhadores mortos e feridos na cooperativa agroindustrial C. Vale em Palotina, na região oeste do Paraná. O acidente aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (26). Veja o vídeo abaixo.
O número de vítimas ainda não é oficial. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até a última atualização desta reportagem, duas pessoas morreram e pelo menos nove estão desaparecidas em meio aos escombros.
O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), no entanto, informou inicialmente que eram ao menos 27 desaparecidos e quatro mortos. Durante à noite, os bombeiros atualizaram as informações com números diferentes.
Uma força-tarefa é realizada pelos bombeiros para atender o incêndio. A corporação informou que foram disponibilizados mais de 35 socorristas de Palotina, Cascavel e Toledo.
Segundo a empresa, o incêndio foi registrado na área de recebimento e armazenamento de grãos. Os bombeiros foram chamados por volta das 17h.
A explosão foi tão forte que empresas que ficam na entrada da cidade sofreram danos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está auxiliando a Prefeitura de Palotina nas transferências dos pacientes feridos.
"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para o caso do incidente em Palotina e auxilia o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos".
A C. Vale também divulgou uma nota e disse que as causas ainda não foram identificadas. A empresa também disse que está colaborando com as forças de segurança. Leia na íntegra:
"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."
O governador Ratinho Junior se manifestou nas redes sociais e disse que um avião com profissionais será enviado à região para dar apoio ao atendimento no local. "O Corpo de Bombeiros do PR está mobilizado para atender com rapidez as vítimas de uma explosão registrada no final desta tarde em Palotina. A orientação é que nossas equipes continuem atuando para garantir pronto atendimento. Um avião com profissionais será enviado hoje à região". escreveu.