O site TNOnline entrou em contato com a assessoria de imprensa da concessionária Rumo Logística ferroviária, que emitiu uma nota sobre o acidente envolvendo uma locomotiva e uma carreta, resultando no impacto a uma residência em Rolândia, no norte do Paraná, neste domingo (18). O acidente entre o trem e a carreta ocorreu quando o motorista do caminhão avançou o sinal vermelho no cruzamento com a linha férrea, sendo arrastado em seguida. A empresa deixa claro que a imprudência do motorista contribuiu para esse resultado desastroso.
Confira a nota na íntegra:
"Na tarde do domingo (18/02), em Rolândia (PR), uma carreta, em total imprudência e desrespeitando as leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, e com o sinal vermelho, resultando em uma colisão com um trem. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Ninguém ficou ferido.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.Os vagões transportavam soja, mas não houve derramamento de carga. Equipes da concessionária foram chamadas para realizar a limpeza dos detritos e o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar o primeiro atendimento. A empresa informa que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná.
No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias".