Um fenômeno ocorrido no céu de Santo Antônio do Sudoeste, município do Paraná, atraiu a atenção de moradores. Registros feitos pela população mostram a passagem de uma nuvem em formato de funil, que se assemelha a um tornado, sobre a cidade. O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (17).
Imagens feitas pelo Luis Henrique Gonzatti exibem uma parte da nuvem atingindo o solo. Na realidade, o fenômeno é uma "Nuvem Scud", conforme o meteorologista Piter Scheuer.
- LEIA MAIS: Temporal deixa um morto e milhares sem energia no Rio Grande do Sul
Segundo o especialista, apesar de a nuvem ter uma grande proporção, não é um tornado. Inclusive, ainda conforme ele, o fenômeno ocorre no encontro do ar quente com o ar frio.
"Para verificar se é tornado ou não, primeiro seria necessário ter rotação, nesse caso não tem rotação, ela é uma nuvem em que está estática, basicamente ela se move muito lentamente, se fosse tornado, provavelmente ia ter raio junto, ia ter granizo, a velocidade horizontal ia ser muito maior", afirmou o especialista.
"Ela está associada a uma linha de instabilidade que avançou entre o noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Essas nuvens elas têm algo peculiar, elas são formadas quando a corrente ascendente, quente e úmida fica elevada a superfície terrestre", explicou Scheuer.
Veja: