Mauro Machado Urbim, presidente da Torcida Fúria Independente, torcida do Paraná Clube, foi internado em estado grave, neste sábado (30), após ser pisoteado por um cavalo da Polícia Militar. A informação foi repassada pela organizada em nota divulgada neste domingo (31).
Conforme a nota, o caso aconteceu depois do jogo entre Paraná Clube e FC Cascavel. O Tricolor venceu a Serpente nos pênaltis, na Vila Capanema, em Curitiba, e avançou para as oitavas de final da Série D.
A Fúria afirmou que não houve confusão e que a Polícia Militar agiu com “despreparo”.
“Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e COVARDE a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo”, diz a nota.
Conforme a torcida, Urbim teve a cabeça pisoteada pelo cavalo da PM, por isso a situação dele é considerada “crítica”.
“Neste momento, até que seja possível identificar e responsabilizar todos os criminosos por mais um episódio que é fruto da incompetência da PM, nossa prioridade é com a saúde do Maurinho. Aos que são de fé, pedimos orações e energias positivas ao Mauro”, escreveu a Fúria.
O que diz a PM
Por meio de nota, a PM disse que, no intervalo da partida, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.
A PM informou que, a partir disso, “as equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis”.
“Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio”, diz a nota.
Segundo a PM, “após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador”.
A PM finaliza dizendo que “será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes”.
Com informações da Banda B.