Servidores do INSS fazem greve em cidades do Paraná

Autor: Da Redação,
terça-feira, 29/03/2022
Servidores do INSS fazem greve em cidades do Paraná

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 14 cidades paranaenses, aderiram à greve da categoria, de acordo com o sindicato que representa os servidores. Nesta terça-feira (29), somente as perícias médicas estão mantidas.

O sindicato informou que os servidores estão fazendo a paralisação para reivindicar um reajuste emergencial de 19,99% e abertura de negociações com o governo. A categoria afirma que está há cinco anos sem qualquer reposição das perdas salariais.

Os servidores também não estão satisfeitos com as condições de trabalho e exigem a realização de um concurso público para repor o quadro de pessoal.

Confira as cidades que estão em greve:

Arapongas

Cascavel

Cianorte

Curitiba

Dois Vizinhos

Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão

Londrina

Paranavaí

Pato Branco

Ponta Grossa

São Miguel do Iguaçu

Telêmaco Borba

Toledo

Agendamento para todos os serviços foi retomado

A greve ocorre após o agendamento para atendimento presencial de todos os serviços nas agências, que foi retomado no dia 14 de março.

Com isso, o segurado poderá ir à agência, desde que tenha hora marcada, para serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados. O agendamento é feito pelo site ou aplicativo para celulares, Meu INSS, e pelo telefone 135.

O segurado poderá procurar a agência do INSS sem agendamento a partir de abril, e apenas nos casos excepcionais em que ele não tenha acesso à internet ou telefone, para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de março.

O atendimento presencial mediante agendamento estava restrito desde 2020 para evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Eram atendidos nas agências apenas os serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.

Com informações do site g1.