O secretário estadual da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), viajou no final de semana para Kopenhagen, capital da Dinamarca. A convite do governo daquele país e com o aval do governador Ratinho Junior (PSD), ele participa de uma missão oficial de saúde do Brasil, juntamente com outros secretários de Estado, embora ele esteja representando toda a categoria. Também integram a missão o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Hissan Achida, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e a equipe de inovação do INCOR, de São Paulo, entre outros.
LEIA MAIS: Paraná e outros três estados se unem em ações de combate à dengue
Nesta segunda-feira, a comitiva teve uma recepção na Prefeitura de Kopenhagen, participou de um encontro no Ministério da Saúde e visitou um dos hospitais. Nesta terça-feira a missão será recebida na Embaixada do Brasil.
A missão oficial pretende conhecer como funciona o sistema de saúde da Dinamarca, fazendo também um comparativo sobre como é a realidade lá e no Brasil. Conforme assinala Beto Preto, essa viagem oficial faz parte de uma proposta do governador Ratinho Junior de promover a inovação em todos os setores do serviço público, de fazer sempre diferente.
Beto Preto observa que a Dinamarca tem grandes investimentos no Brasil, especialmente no setor de medicamentos, entre eles, para controle da diabetes. “É importante conhecermos como funciona o sistema de saúde em outros países e ver se podemos trazer de lá alguma iniciativa que possa ser implementada na saúde pública do Paraná”, diz Beto Preto.
O secretário lembra que, em 2019, já havia recebido em Curitiba o cônsul e a consulesa da Dinamarca, ocasião em que trataram da possibilidade de uma troca de experiências entre os dois países na área de saúde. Segundo ele, agora surgiu esta oportunidade.
Beto Preto e comitiva deverão permanecer até sexta-feira na Dinamarca, onde terão encontros no Ministério da Saúde daquele país e visitarão alguns hospitais. Durante este período, Beto Preto será substituído na Secretaria de Estado da Saúde pelo diretor-geral da Pasta, César Neves.
Beto Preto assegura que, mesmo estando fora do Brasil, pretende acompanhar tudo que está acontecendo no País e no Paraná na área de saúde, em especial essa questão da dengue.
“Vamos estar na Dinamarca até final desta semana, porém de olho nas ações que são implementadas na saúde do Paraná e também de Apucarana”, afirmou.
Por Edison Costa