Dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), apontam um déficit de chuvas no estado no mês de julho, sobretudo nas regiões norte e noroeste do Paraná.
Os números demonstram que, na região de Londrina, no norte do estado, a média histórica de chuvas para o mês de julho é 75,4 mm. Passados quase 20 dias de julho, até o momento, a precipitação acumulada na região em 2022 foi de 2 mm, uma anomalia de -75,2 mm de chuva acumulada em relação à média histórica.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, há déficit de chuvas em todo o estado, sobretudo nas regiões norte e noroeste, causado por uma condição de bloqueio atmosférico.
“Apenas no setor sudoeste tivemos pontos mais expressivos de chuva, superando 30mm. Região centro sul, campos gerais e litoral apresentaram precipitações de até15mm. Considerando os dados do mês de julho até o dia 19, foram registradas chuvas mais significativas na região sudoeste e sul do Paraná, valores acumulados em até 60mm em algumas estações meteorológicas. Há déficit de chuva em todo o estado considerando o mês de julho, e, de qualquer forma, chegaremos ao final do mês com chuvas abaixo da média, com destaque para o setor norte e noroeste, onde praticamente não choveu e teremos poucas chuvas considerando a previsão para os próximos dias”, informou o meteorologista.
Segundo o Simepar, nos próximos dias, o tempo se mantém estável no Paraná, com temperaturas elevadas à tarde, devido a mais uma condição de bloqueio atmosférico. Há previsão de chuvas apenas a partir de quinta-feira, 28/07.
Veja o que diz o meteorologista: