Primeiros colocados da UEM não vão assumir vagas; entenda

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 25/01/2024
Outros, no entanto, não vão abrir mão da vaga

Quase sete mil candidatos participaram do Vestibular de Verão da UEM, concorrendo a 1.211 vagas em Maringá e outros cinco campus regionais da universidade. Desse total, 441 vagas foram destinadas a concorrência universal; 386 para cotas sociais; 210 para cotas sociais para negros; 95 para cotas para negros e 79 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Medicina foi o curso mais concorrido, com 466,16 candidatos por vaga na concorrência universal. E foi para esse curso que o primeiro colocado de todo o vestibular se inscreveu. Rodrigo Dimbarre obteve a maior nota entre todos os concorrentes do Vestibular de Verão da UEM, mas não deve ocupar a vaga.

- LEIA MAIS: UEM divulga resultados do Vestibular de Verão e PAS nesta quinta (25)

Acontece que o estudante mora na cidade de Ponta Grossa e também passou para Medicina na UEPG, além de ter conquistado uma vaga no curso de Física da Unicamp, em São Paulo. “Eu passei na UEPG e passei da UNICAMP, de São Paulo… e agora, acho que não vou pra Maringá", explicou Dimbarre.

No caso do PAS, mais de 21 mil estudantes do Ensino Médio fizeram a avaliação em 19 de novembro de 2023. O concurso ofertou 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo, ou seja, aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio.

Felipe Mandalozzo teve a maior pontuação somada das três etapas do PAS e foi aprovado em medicina com o primeiro lugar geral dessa modalidade de avaliação. No entanto, ele também está em dúvida se vem ou não para Maringá e, possivelmente, deixará mais uma vaga livre.

“Eu diria que o mais importante que estava querendo era a aprovação. Eu sou de Ponta Grossa, a gente [ele e a família] ainda não se precipitou muito pra tomar a decisão. Vou ter que sentar e discutir", contou.

O contrário também

Se para alguns o resultado trouxe dúvidas, para milhares, trouxe festa. A comemoração dos calouros tomou conta da cidade. Entre eles estava o Gabriel Oliveira, que passou em medicina e nem pensa em abrir mão da vaga. “Minha mãe passou mal, eu gritei e minha vó chorou. Foi o máximo. Sensação de missão cumprida.”

Os aprovados no Vestibular e no PAS devem efetuar matrícula de 1º a 7 de fevereiro. As orientações para a realização da matrícula podem ser encontradas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos. Candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 9 a 18 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorrerá a partir do dia 20 de fevereiro.