O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está investindo aproximadamente R$ 180 mil na obra de manutenção da ponte sobre o Rio Verde, na PR-423, limite entre Campo Largo e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ponte tem 61 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo duas faixas de 3,5 m em cada sentido, e acostamentos de 2,5 m e 2,7 m. Os serviços incluem o reparo e recuperação das superfícies avariadas das estruturas de concreto, reforço da estrutura existente; instalação de novas defensas metálicas com terminal absorvedor de energia cinética (recebe a energia causada pelo impacto do carro e dispersa, diminuindo o estrago na defensa), reparos nos guarda-corpos e barreiras de concreto New Jersey.
- LEIA MAIS: 'Cratera': chegada de bueiro marca nova etapa na recuperação da PR-323
Também serão feitos limpeza e desobstrução ou recomposição dos dispositivos de drenagem; nova sinalização horizontal, novas placas de sinalização vertical, instalação de tachões refletivos nas laterais e acessos; caiação das barreiras laterais e pintura da ponte com nata de cimento; roçada da vegetação nos espaços laterais e poda de galhos de árvores que se encontrarem sobre a pista.
Além disso, foi construída uma escadaria de concreto ao lado da ponte, para facilitar o acesso à parte inferior da estrutura e às cabeceiras, facilitando a inspeção e manutenção futuras.
CURITIBA E RMC
A manutenção está incluída em um contrato que contempla serviços semelhantes em nove obras de arte especiais (OAE), como pontes, viadutos e um pontilhão, localizadas em rodovias de Curitiba e Região Metropolitana, um investimento de R$ 2.212.227,54.
Confira a lista completa:
- Ponte Rio Piedade (PR-092), no limite entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul
- Viaduto R. Francisco Kruger (PR-418), em Almirante Tamandaré
- Ponte Rio Verde (PR-423), no limite entre Araucária e Campo Largo
- Ponte Rio Curralinho (PR-506), no limite entre Piraquara e Quatro Barras
- Viaduto sobre a Ferrovia (PR-510), em Balsa Nova
- Viaduto R. Newton Laporte (PR-418), em Curitiba
- Viaduto R. Pedro Teixeira Alves (PR-509), em Almirante Tamandaré
- Viaduto R. Brasílio Cuman (PR-418), em Curitiba
- Pontilhão Rio Canguiri (PR-802), no limite entre Colombo e Quatro Barras
Os locais exatos de cada ponte e viaduto podem ser consultados neste mapa, na opção CP 49/2022, em referência ao processo licitatório que resultou no contrato vigente.