A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu cinco integrantes de dois grupos criminosos responsáveis por furtos e roubos de cerca de 80 veículos. As prisões foram realizadas na manhã desta quarta-feira (14), em Curitiba e Região Metropolitana.
- LEIA MAIS: Trabalhador de 35 anos morre em acidente com máquina trituradora no PR
Os mandados são cumpridos simultaneamente em Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Colombo, Almirante Tamandaré, Piraquara e São José dos Pinhais. Oitenta e cinco policiais civis participaram da ação.
Durante o cumprimento dos mandados de busca foram apreendidas peças de motocicletas, capacete e celulares.
A investigação de alta complexidade identificou que os grupos criminosos estão envolvidos na subtração de cerca de 80 veículos, entre 2023 e 2024.
De acordo com a delegada da PCPR Anna Karyne Palodetto, foi identificado que um certo número de furtos de veículos, em especial de motocicletas, demonstrava um modus operandi padrão, indicando que grupos específicos estavam realizando o delito.
“Em questão de segundos eles subiam na moto, estouravam o miolo e saiam com a motocicletas. Foi verificado que dois grupos distintos estavam realizando furtos de motos. Durante as investigações constatou-se que essas motocicletas teriam tanto o sinal identificador adulterados para revenda, quanto eram desmanchadas e vendidas as peças”, explica a delegada.
O delegado da PCPR Felipe Boffo conta que durante operação realizada em 2023 outros integrantes de um dos grupos criminosos foram presos.
“No ano passado nós já tínhamos prendido indivíduos desse grupo criminoso, então agora foi uma segunda fase contra essa quadrilha que atua especificamente em estacionamento de supermercados”, afirma Boffo.
Os investigados possuem condenação ou processos em andamento por furtos, receptações e adulterações veiculares.
Conforme o delegado, as investigações seguem a fim de apurar a autoria de outros envolvidos no grupo criminoso cuja finalidade era auferir vantagens ilícitas com a subtração de motocicletas.