Uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Secretaria de Estado da Saúde viabilizou a abertura de uma nova ala no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O novo espaço tem 21 leitos de Unidade de Cuidados Especiais (UCE) destinados a pacientes com o novo coronavírus.
A unidade foi construída em 60 dias, com de R$ 2 milhões do município e o custeio será de responsabilidade da Secretaria da Saúde do Estado. “Foz do Iguaçu está bem organizada e estamos atuando com muita parceria entre Estado e município”, afirmou o secretário Beto Preto.
“Vamos custear os leitos exclusivos para Covid e atuaremos diretamente com os gestores da região para manter tudo funcionando perfeitamente”, acrescentou.
A estrutura da ala de Unidade de Cuidados Especiais está equipada com camas elétricas, monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares, pontos para hemodiálise, sistema de renovação e exaustão de ar em todos os ambientes (Filtro HEPA), ar-condicionado em todos os ambientes, recepção e ambiente para descanso.
O prefeito Chico Brasileiro disse que o apoio da Secretaria possibilitou também deixar a ala como legado para o período pós-pandemia.
Foz do Iguaçu é sede da 9ª Regional de Saúde. De acordo com o informe epidemiológico do novo coronavírus publicado nesta segunda-feira (27) a Regional tem 4.117 diagnósticos positivos e 34 óbitos pela Covid-19.