O Governo do Estado vai investir R$ 30 milhões no Programa Institucional de Pesquisa Universal (Básica e Aplicada) com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Paraná, além de impulsionar a consolidação de redes e núcleos de pesquisa. A chamada pública foi lançada nesta segunda-feira (14) pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária.
A chamada pública, anunciada na abertura da Semana Paraná Faz Ciência, prevê a distribuição dos recursos em cotas destinadas às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que possuem programas stricto sensu, tanto acadêmicos quanto profissionais, em associação ou em rede.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, esta chamada é uma demonstração de que a ciência e a tecnologia no Paraná são valorizadas e são prioridades do Governo do Estado.
“Esta é uma parceria de esforços para que o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia tenha plenas condições de oferecer o que tem de melhor, que é a qualidade de seus pesquisadores, sempre com pesquisas que possam ajudar o Estado a se desenvolver como um todo. É uma grande oportunidade para que as universidades e institutos de pesquisa possam organizar, a partir de critérios internos, o fomento à pesquisa básica e aplicada”, destaca o secretário.
LEIA MAIS: Criança chama atenção com penteado de galo em escola de Maringá
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Padoan, ressaltou que este investimento é essencial para que as ICTs do Paraná continuem a desempenhar um papel de protagonismo no cenário científico nacional, gerando conhecimento e inovação que impulsionam diretamente o desenvolvimento do Estado.
“O aporte financeiro, de até R$ 30 milhões, reforça o compromisso da Fundação Araucária e da Seti em garantirem que nossos pesquisadores tenham os recursos adequados para avançar em suas áreas e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado”, enfatiza Fátima.
O prazo para a submissão eletrônica das propostas vai até o dia 11 de novembro. O resultado final, após todas as etapas da chamada, deve ser divulgado a partir de 6 de maio de 2025. Todas as informações estão no edital que pode ser acessado pelo site www.fappr.pr.gov.br/Programas-Abertos.