Os pais dos estudantes mortos no ataque ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, ingressaram com uma ação judicial pedindo indenização de R$ 1.969.587,19 ao Governo do Paraná.
📰 RELEMBRE: Alunos relatam gritos do atirador: "Vai morrer todo mundo"
A ação argumenta que o poder público tem a responsabilidade de garantir a segurança física e moral dos estudantes nas escolas e busca reparação pelos danos causados pela perda dos jovens. O documento destaca a "imensa dor" enfrentada pelas famílias diante da tragédia.
As vítimas, Karoline Verri Alves, de 17 anos, e Luan Augusto, de 16, eram namorados e foram mortos por um ex-aluno de 21 anos, que invadiu a escola e realizou ao menos 16 disparos, escolhendo os alvos de forma aleatória, segundo declarou à polícia.
No texto, os pais ressaltam o impacto traumático da perda dos filhos e afirmam que, ao acolher os alunos, a escola assume a responsabilidade por sua segurança, saúde e bem-estar, devendo contar com funcionários e medidas de proteção adequadas.
O caso
Um jovem de 21 anos invadiu o Colégio Helena Colody por volta das 9h20. Ele matou a adolescente Karoline Verri Alves, de 16 anos, e atingiu o namorado dela, Luan Augusto também de 16 anos. O aluno foi internado no Hospital Universitário (HU), de Londrina, onde passou por cirurgia mas acabou morrendo.