As primeiras semanas de setembro devem ser marcadas por altas temperaturas. Previsões meteorológicas apontam a chegada de uma nova massa de ar quente e seca que irá impactar praticamente todo o território brasileiro, fazendo com que as temperaturas sofram um aumento de 5°C em relação à média mensal.
O fenômeno deve influenciar no clima entre os dias 2 e 12 de setembro. Com isso, os termômetros chegam a valores extremos, podendo se aproximar ou até ultrapassar os 40°C.
O Climatempo aponta que um 'cenário de verão' poderá ser notado na primeira quinzena de setembro. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso serão os Estados mais afetados, com expectativas de temperaturas variando entre 41°C e 44°C.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Acredita-se que esta onda de calor pode ser mais forte que as duas primeiras registradas no início do ano entre março, abril e maio, em termo de duração e de temperaturas.
"Tira casaco, coloca casaco"
A onda de calor irá gerar uma reviravolta no clima do Paraná, uma vez que há poucos dias os municípios do estado enfrentaram uma forte frente fria que causou a queda brusca das temperaturas. Com a chegada do fenômeno, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que várias regiões paranaenses registrarão temperaturas acima dos 30°C a partir da próxima semana, com exceção do setor mais ao sul.
Na segunda-feira (2), por exemplo, os termômetros devem atingir à marca de 31°C em Apucarana, situada no norte do estado.
Previsão do Simepar mostra que as máximas devem aumentar ao decorrer dos dias. Confira: