Obra de R$ 56,9 mi: Paraná anuncia vencedor da pavimentação de rodovia

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 12/01/2024
Serão pavimentados 11,95 quilômetros da PR-092

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou a declaração de vencedor da licitação da obra de pavimentação de 11,95 quilômetros da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira.

Com proposta de preços de R$ 56.919.000,00 e toda a documentação habilitada, o Consórcio Vale do Ribeira é o vencedor do edital. Ele é composta pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda, arrematante da disputa de preços, Asphalt Pavimentação Asfáltica Ltda. e Vitis Engenharia Ltda.

- LEIA MAIS: Quarto boletim de balneabilidade confirma qualidade das águas no PR

Com a publicação, tem início o período para apresentação de recursos administrativos quanto ao resultado, seguido de igual prazo para contrarrazões do consórcio. Após esta etapa, ou caso não haja recurso, o próximo passo é a homologação do resultado, que será publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná.

A licitação acontece na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), contemplando a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e execução da obra.

Está prevista a pavimentação de uma pista com 7 metros de largura, sendo uma faixa de 3,5 metros em cada sentido da via, e acostamentos de 1,5 metro em cada lado. Será executado o pavimento semirrígido, que consiste em uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento (combinação de solo da região com cimento), uma camada dupla de ligante asfáltico, e uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento.

Além de sinalização horizontal e vertical ao longo do trecho pavimentado, também serão instaladas defensas metálicas em todos os pontos mais sinuosos para garantir maior segurança aos usuários.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para lidar com as constantes chuvas da região e também com as águas fluviais, estão previstos dispositivos de drenagem como sarjetas de concreto, descidas d’água, drenos, bueiros e também uma galeria celular.

Estão planejados, ainda, serviços complementares, como implantação de novos abrigos para parada de ônibus e enleivamento (plantio de vegetação) nas áreas próximas à rodovia, entre outros.

PRAZOS:

Após ser concluída a licitação, com assinatura do contrato, será emitida a ordem de serviço que estabelece o dia de início da obra. O prazo de conclusão é de 720 dias corridos – os primeiros 180 para elaboração de estudos e projetos e os 540 dias restantes para a obra em si.