Número de jovens eleitos no Paraná sobe 271% em quatro anos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 31/10/2024
O mais novo vereador eleito do Paraná é Fábio Daniel Teixeira (Republicanos), de Coronel Vivida, completou 19 anos no dia 12 de outubro

O número de eleitos no Paraná, tanto prefeitos quanto vereadores, com até 24 anos, aumentou 271% nas últimas eleições Municipais. Enquanto, na eleição de 2020 foram eleitos 14 vereadores até 24 anos no Estado, em 2024 foram 52. No Brasil, foram eleitos 826 jovens até 24 anos. Esse número representa um crescimento de 344% em relação ao pleito de 2020, quando foram eleitos 186 jovens até 24 anos. Se comparada com outras faixas etárias, esta foi a que apresentou o maior crescimento entre os eleitos.

- LEIA MAIS: Número de jovens eleitos no Paraná sobe 271% em quatro anos

O mais novo vereador eleito do Paraná é Fábio Daniel Teixeira (Republicanos), de Coronel Vivida, completou 19 anos no dia 12 de outubro. Matheus do Zé Virgílio (PSD), de Santana do Itararé, é o segundo mais jovem —fez 19 anos em 16 de setembro. Álvaro Emanuel (PP), eleito em Santo Antônio do Caiuá, completou 19 em 18 de agosto . Enzo Rugeri, de Serranópolis do Iguaçu, fez 19 anos em 30 de julho.

Aos 19 anos, Vinicius Vitorette Araújo (PDT), foi eleito vereador de Mandaguaçu (PR), em 6 de outubro. Nascido em 20 de dezembro de 2004, ele é o segundo vereador mais novo do PDT no Brasil e o quinto mais novo entre todos os eleitos e eleitas no Paraná. “Sou o vereador mais jovem da cidade de Mandaguaçu. Meu primeiro contato com a política veio com o meu pai, Luís Gustavo de Araújo, que foi secretário de Fazenda na gestão do prefeito Ismael (Ibraim Fouani). Além de minha trajetória política, sou bombeiro civil e socorrista, funções que me permitem contribuir diretamente para o bem-estar da comunidade”, contou. Além dessas funções, Vinicius administra o Portal Mandaguaçu, um blog de notícias onde compartilha informações e promove discussões políticas. “Essa experiência me aproximou da realidade da população e me motivou a fiscalizar as ações do legislativo e do executivo, mesmo sem um mandato”, afirmou.

Curitiba elegeu dois representantes com menos de 24 anos e cinco entre 25 e 34 anos. Em 2020, todos os eleitos e eleitas para a Câmara Municipal de Curitiba tinham 35 anos ou mais. O mais jovem deles é Guilherme Kilter (Novo), consagrando-se ainda o quarto parlamentar mais jovem da história de Curitiba. E ele foi o 2º candidato mais votado na disputa, com 16.664 votos no último pleito.

Fatores

Para a cientista política e professora da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Daniela Neves, esses dados devem ser melhor estudados para ver se são pontuais ou se é uma tendência de crescimento tanto da participação como eleitores, quanto de eleitos dessa faixa etária. Porém, é possível levantar algumas hipóteses.

“A política vem se transformando principalmente de 2016 pra cá. Cada vez menos temos uma interação face a face de campanha e cada vez mais uma interação digital. Da mesma forma que alguns políticos tradicionais não conseguiram se adaptar às novas formas de fazer campanha, algumas figuras que têm força nesse mundo digital ganharam espaço”, observou.

Daniela ressalta que nem todos esses jovens são influencers, mas acredita que boa parte dos eleitos tem um grande número de seguidores e uma facilidade de comunicação através das redes sociais. “Antes você tinha uma bancada grande de radialistas, que eram comunicadores que tinham um grande acesso à população. Hoje, você tem um aumento dessa camada mais jovem, que sabe falar com esse mundo digital”.

Mas esse não é o único fator que explica esse aumento. “Parte pode vir de tradição política, filhos ou parentes de quem já tem inserção na política. Então, apesar da pouca idade ou de não ter tido inserção política antes, não são exatamente novidade na política, são continuidade”, pontuou.

Com informações: Bem Paraná