Defensor aguerrido dos protocolos médicos e científicos e do distanciamento social no combate à Covid-19, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta é o convidado de um debate que será promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná na próxima quinta-feira (23 de julho). Organizada pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, a videoconferência será transmitida ao vivo, a partir das 18h30, em seu canal no YouTube.
Com o título O Papel do Controle Externo Frente à Pandemia, o debate será aberto pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, e terá a participação do procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PR) Flávio Berti. O objetivo é analisar a situação atual, a transparência, as perspectivas em relação ao controle externo e as consequências da pandemia na administração pública. É o primeiro evento do ciclo de palestras Grandes Nomes, que ocorrerá até o final de 2020, em comemoração aos 73 anos da corte de contas paranaense.
Sul-matogrossense, Mandetta é médico ortopedista e foi deputado federal por seu estado entre 2011 e 2019. Ocupou o cargo de ministro da Saúde entre 1º de janeiro de 2019 e 16 de abril deste ano. Teve papel destacado nas ações iniciais de enfrentamento à Covid-19 no país.