Tribuna do Norte Online

Mais de mil objetos perfurocortantes são apreendidos durante operação

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 31/03/2025
Objetos apreendidos pela GM e GCP Objetos apreendidos pela GM e GCP

A força-tarefa da Guarda Municipal e da Guarda Civil Patrimonial está nas ruas todos os dias pela segurança do cidadão de bem. A Prefeitura deu o start, ainda em fevereiro, à Operação Blindagem e os números do trabalho efetivo foram divulgados nesta segunda-feira (31), em coletiva de imprensa, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

-LEIA MAIS: Filha de prefeita era uma das pacientes presas em clínica do PR

Os dados mostram o comprometimento dos agentes da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade no trabalho em todas os bairros da cidade. Confira:

Operação Blindagem – De 05/02 a 30/03:

=.> Abordagens: 4.342

=.> Prisões: 112

=.> Objetos perfurocortantes: 1.131

=.> Veículos recuperados: 25

=.> Cachimbos apreendidos: 1.141

O secretário da pasta, Coronel Lee, diz que o trabalho em relação à população de rua, daqueles que ameaçam a população, é prioridade do governo municipal, conforme determinação do prefeito Renato Silva. “Estamos trabalhando firme, com outras secretarias também afetadas ao tema, como assistentes sociais, antidrogas e saúde. Temos batido muito forte na tecla pedindo para que a população venha junto com a gente e entenda a gravidade da doação de esmolas, que é a grande mola propulsora de toda violência”, detalha.

Segundo dados, a esmola financia o tráfico e a violência. Há registros de andarilhos recebendo mais de R$ 8 mil por mês em Cascavel devido às esmolas. “O poder público municipal está atento a isso e tem dado todas as condições possíveis para que a pessoa em situação de rua seja reinserida na sociedade, seja com comida, com roupa, higiene, o próprio emprego e ainda o retorno dessas pessoas às cidades de origem. A doação das esmolas vai, sim, parar na rede de tráfico”, alerta o secretário.

A população inclusive pode contribuir com a Operação Blindagem fazendo denúncias à Guarda Municipal pelo telefone 153, além também da própria Polícia Militar pelo 190. “A população está acreditando nas forças de segurança. Como a gente sempre fala, não existe polícia no mundo sem informações. Essa pequena informação que você, o popular, sabe, é fundamental. Nós precisamos das informações”, recomenda.

MAIS DE 200 PASSAGENS

Somente neste ano de 2025, a Secretaria de Assistência Social também já emitiu mais de 200 passagens para que andarilhos voltassem à cidade de origem. Além disso, há ainda o trabalho de acolhimento para àqueles que realmente querem mudar de vida, com a rede da Casa Pop, Centro POP e Albergue. Quem busca encaminhamento para o mercado de trabalho também recebe auxílio da Prefeitura para encontrar.

A Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas também já fez neste ano 23 encaminhamentos de pessoas em situação de rua para casas terapêuticas e clínicas especializadas para o trabalho de reabilitação de dependentes químicos.