Nesta sexta-feira (13), moradores do Paraná poderão conferir a maior chuva de meteoros do ano. As Gemínidas poderão ser observadas entre às 23h e 23h59, com expectativa de até 150 meteoros por hora durante o horário de pico, segundo informações do Observatório Nacional.
- LEIA MAIS: Meteoro 'explode' 2 vezes e deixa rastro no céu de Sorocaba
Conforme o órgão, o fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento especial.
Para observar a chuva de meteoros Geminídeas, os astrônomos recomendam ir para locais com pouca poluição luminosa e direcionar o olhar para longe da lua, que estará bem brilhante e poderá diminuir a visibilidade dos meteoros.
O Observatório Nacional recomenda também esperar até que os olhos se adaptem à escuridão — cerca de 20 minutos são suficientes. Neste momento, olhar para o celular pode atrapalhar a adaptação.
"Quem quiser apreciar essa chuva de meteoros, deve olhar na direção da constelação de Gêmeos, procurar pela Estrela Castor, próxima ao horizonte dessa constelação. Quem olhar para essa região, certamente ali verá um meteoro", disse o professor Amauri José da Luz Pereira, do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná, ao G1.
Aplicativos gratuitos para celulares podem ajudar na localização da constelação e da estrela. Entre eles, o Star Chart, Stellarium e o Sky Map, por exemplo.
PREVISÃO DO TEMPO
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê chuva para esta sexta-feira (13) em Apucarana e região até às 19 horas. O tempo deve firmar com céu claro entre às 22h e 2 horas da madrugada, o que pode ajudar aos amantes de astronomia a visualizarem a chuva de meteoros na região.