Jovem é multado em R$ 22 mil após pichar estátua centenária no PR

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 06/11/2023
O crime aconteceu na manhã deste domingo (5)

Um jovem, de 21 anos, foi multado após ter sido flagrado pichando a estátua de Marechal Floriano Peixoto, na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba. O ato de vandalismo aconteceu na manhã deste domingo (5) e foi registrado por câmeras de segurança da Guarda Municipal.

Após flagrarem a ação, os guardas municipais foram até o local e abordaram o suspeito a cerca de 50 metros da estátua. Ele foi multado em R$ 22 mil.

- LEIA MAIS: Moradora do PR colhe batata-doce de 5,7 kg: 'Plantei com carinho'

A estátua

A estátua do Marechal Floriano em bronze é de autoria de Paschoale De Chirico (Venosa, 1873 - Salvador, 1943), escultor italiano que chegou no Brasil em 1893, aos 20 anos de idade. Foi colocada na Praça Tiradentes no ano de 1904.

O pedestal da estátua, em granito, é muito bem trabalhado, com frisas em bronze e com um brasão da república. O autor do pedestal foi Ricardo Honorato Pereira de Carvalho.    

Foto por Reprodução
  

Quem foi Floriano Peixoto?

Floriano Vieira Peixoto nasceu em Maceió em abril de 1839 e faleceu em Barra Mansa em junho de 1895. Foi o primeiro vice-presidente do Brasil, durante o governo do Marechal Deodoro. Ambos participaram do golpe contra D. Pedro II, que resultou no fim do Império e na implantação da República.

Depois da renúncia de Deodoro, assumiu a presidência em um golpe também, uma vez que a Constituição previa novas eleições no caso de renúncia do presidente antes de dois anos de mandato. Como ditador, foi o responsável pela implantação de um modelo de república centralizada, que persiste até hoje. Alguns historiadores o consideram o consolidador da república.

Fonte: Fotografando Curitiba.