Acaba nesta terça-feira(05), o prazo das inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Londrina. (UEL). O candidato deve preencher a ficha de inscrição em que define o curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e se irá prestar o processo pelo sistema universal ou de cotas. Tudo é feito on-line, pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).
O vestibulando também pode escolher se fará a 1ª fase em Londrina ou em outras quatro cidades paranaenses: Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. No total, são ofertadas 3.100 vagas, sendo 2.500 por meio do Vestibular e outras 600 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A taxa de inscrição custa R$ 176.
A coordenadora da Cops, Sandra Garcia, explica que o concurso volta a ser realizado nos meses finais do ano e que isso era uma demanda dos próprios estudantes e escolas.
LEIA MAIS: Pane elétrica causa incêndio em lanchonete no centro de Apucarana
As provas da primeira fase do vestibular da UEL serão aplicadas no dia 29 de outubro e as da segunda fase nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Antes disso, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a Prova de Habilidades Específicas destinada exclusivamente aos candidatos do curso de Música. Apenas as provas da primeira fase serão aplicadas em Londrina e outras 4 cidades: Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Para a coordenadora da Cops, a descentralização das provas deve incentivar um volume maior de interessados a se inscrever no vestibular.
Na primeira fase, no dia 29 de outubro, os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. De acordo com Sandra Garcia, a prova segue um tema e a partir dele as questões são construídas por uma equipe multidisciplinar de professores.
A 2ª fase do processo seletivo começa no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos realizam a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e no dia 28, será aplicada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.