Idoso tem túmulo violado um dia após ser enterrado no Paraná

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 19/06/2023
O fato ocorreu no último sábado (17)

Moradores de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, tentam encontrar respostas e cobram as autoridades por isso após o túmulo de um familiar ser violado no Cemitério Municipal Jardim Independência. O que mais chocou é que o fato aconteceu um dia após o homem ser enterrado. 

A Rádio Plug, localizada na cidade, conversou com Maria Aparecida do Nascimento, que é filha do idoso sepultado. Conforme ela, a situação é humilhante, ainda mais por não ser a primeira vez que isso ocorre no cemitério. 

“Situação humilhante. Eu sepultei meu pai ontem [sexta-feira, dia 16] às 10h, e viemos embora para descansar um pouco. Hoje de manhã [sábado, dia 17] tive essa triste notícia, que o túmulo do meu pai estava aberto […] Tive que abrir a tampa, para tirar a dúvida, para ter certeza que meu pai estava lá”, disse a mulher, revoltada com o ocorrido. 

“Isso é uma falta de respeito com nós filhos. Disseram para gente que isso é comum de acontecer nesse cemitério, então peço segurança, porque nós enterramos nosso pai achando que ele estava em um lugar seguro e não está”, completa Maria. 

- LEIA MAIS: Vigilante flagra furto de fios de cobre na obra da 'Praça do 28'

Francisco Nascimento, irmão de Maria, também concedeu uma entrevista à Rádio Plug e relatou que foi atrás da Prefeitura de Araucária, que é responsável pelo cemitério. No entanto, o filho acabou se aborrecendo mais com a situação.

“Falaram que a responsabilidade das 20h às 5h era dos coveiros e dos coordenadores do cemitério, e das 5h às 8h era da Guarda Municipal, mas a Guarda Municipal não está fazendo o papel dela, porque ela tinha que entrar lá dentro, fazer vistoria a cada meia hora, a cada hora, porque ela está sendo paga para isso, já chama-se ‘Guarda Municipal’, não para ficar correndo atrás se exibindo com arma potente. O papel dela não está fazendo, que é cuidar do patrimônio público, e a gente está pagando por isso, ele não está lá de graça. Estou muito revoltado com isso”, afirmou. 

Após o incidente, responsáveis pelo cemitério realizaram uma obra e fecharam o túmulo novamente.

Com informações da Rádio Plug.