Neste sábado (22), um homem de origem indígena, identificado como Marcelo Ortiz, de 33 anos e conhecido pelo apelido de Ku’i, foi morto com extrema crueldade em Guaíra, no Oeste do Paraná. O assassinato ocorreu próximo ao aeroporto, onde o corpo de Marcelo foi encontrado jogado em uma vegetação, com a cabeça pendurada em uma estaca feita de galhos.
📰 LEIA MAIS: Morre estudante de odontologia baleada em ação policial
Lideranças da etnia Avá Guarani lamentaram a morte de Marcelo, ressaltando que ele era um jovem trabalhador e morador do Tekoha Jevy.
As circunstâncias do crime ainda não estão claras, mas mobilizaram agentes da Força Nacional, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil. A PF informou que iniciou uma investigação logo pela manhã e que diligências e perícias estão sendo realizadas para identificar os responsáveis.
Na madrugada deste domingo (23), a rádio Educadora noticiou a prisão de três suspeitos do crime pela PF. As informações indicam que os detidos também pertencem à comunidade indígena e que o crime ocorreu após uma briga entre eles. Investigações preliminares sugerem que o assassinato não está relacionado aos conflitos fundiários em Guaíra e Terra Roxa.