A secretaria estadual da Segurança Pública do Paraná divulgou nesta segunda-feira (10) o edital de licitação para a locação de 300 câmeras corporais. As chamadas ‘bodycam’ serão utilizadas nas fardas de policiais militares de todo o Estado por um ano, em período de teste.
A licitação está prevista para o dia 27 deste mês e o edital pode ser acessado no portal. A licitação será na modalidade pregão eletrônico menor preço, visando a contratação de empresa para coleta e armazenamento de evidências através Câmera Operacional Portátil.
- LEIA MAIS: Apucarana: homem baleado no Jardim Colonial morre no hospital
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que o equipamento locado pela Polícia Militar passará por avaliação. “Serão feitos testes para ver a viabilidade da aplicação no policiamento ostensivo, como aconteceu em outros estados. Isso vai colaborar para verificarmos a efetividade deste equipamento ou não", afirmou.
Avaliada em R$ 8 milhões, a licitação prevê que também é de responsabilidade da empresa a ser contratada o treinamento para manuseio dos equipamentos, as manutenções e atualizações de software, hardware e suporte técnico, bem como a rede de dados móvel. De acordo com o edital, os acessórios dos equipamentos devem ser custodiados pela empresa vencedora da licitação.
- LEIA MAIS: Inscrições para concurso da Polícia Científica encerram nesta segunda
"Assim como já acontece em outros estados, o Paraná também está preocupado em viabilizar a aplicação de novas tecnologias, que auxiliarão no trabalho do policial militar. O teste das câmeras corporais será muito bem-vindo pela corporação", disse o comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira.