Governo ativa leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Telêmaco Borba

Autor: Da Redação,
sábado, 01/08/2020

O Hospital Regional de Telêmaco Borba vai abrir os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com a Covid-19 a partir deste sábado (1º). Cinco deles já começam a funcionar de imediato e mais cinco nos próximos dias, totalizando 20 leitos na unidade, conforme o cronograma de ampliação da rede no enfrentamento da pandemia estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que agora chega a 1.074 leitos exclusivos.

O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (31) a doação de dez respiradores da Klabin. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o auxílio da empresa está sendo fundamental e vai ajudar a salvar muitas vidas.

“Hoje recebemos em nome do governador Ratinho Junior os equipamentos doados pela empresa. É uma parceria que está dando certo, com o apoio de todos, e que faz parte da nossa estratégia de colocar para funcionar as unidades próprias. Este é um belo hospital e muitas pessoas serão salvas aqui, seja neste período ou mesmo depois desta crise”, afirmou Beto Preto.

Esta é a segunda etapa da parceria entre o Estado e a Klabin, que já investiu cerca de R$ 1,5 milhão nas obras de reparo, adequação e manutenção de estrutura, além de equipamentos.

“A Klabin tem ciência do seu papel e das ações na comunidade e por isso está junto nessa batalha para colaborar. Desde o início da pandemia, temos auxiliado, sabendo também da nossa responsabilidade, e assim vamos continuar fazendo”, disse o gerente de gente e gestão da indústria, Adolfo Furtado.

Além dos leitos de UTI, O Hospital Regional de Telêmaco Borba ainda tem 30 leitos de enfermaria. A unidade abriu as portas no dia 1º de junho e faz parte da política de ampliação da rede própria, que conta com os novos Hospitais Regionais de Guarapuava e Ivaiporã, exclusivos para pacientes com coronavírus.

A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa será a gestora da unidade e o custeio será por conta da Sesa. Sete municípios da região serão contemplados com a estrutura: Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

“O DNA da Santa Casa é servir e agora com estes leitos adicionais, vamos atender este momento da pandemia. Toda a expertise da Santa Casa será a mesma adotada aqui neste hospital. Estamos muito felizes de poder ajudar”, avaliou o gerente da Santa Casa, Paulo Gustavo Bozz Serla.