Governador do Paraná conhece tecnologias educacionais da Coreia do Sul

Autor: Da Redação,
terça-feira, 14/03/2023
Escola Megastudy

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul, no país asiático. A missão internacional tem entre seus objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para poder replicar nas escolas paranaenses.

A comitiva liderada pelo governador também visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes em todo o País e utiliza as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação. No local, ele se encontrou com representantes da Dabida, startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças pequenas, desde os três até 13 anos de idade.

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Segundo Ratinho Junior, a ideia é que um grupo técnico da Secretaria de Estado da Educação e da Celepar visite a Coreia do Sul nos próximos meses para avaliar as ferramentas, para analisar a possibilidade de essas tecnologias serem trazidas para as escolas da rede estadual do Paraná.

“A Coreia do Sul tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com muitas inovações que servem de referência para o Paraná. Tivemos a oportunidade de conhecer diversas ferramentas que fazem parte do dia a dia das escolas sul-coreanas”, afirmou o governador. “Queremos dar continuidade na revolução que fizemos no ensino paranaense, que levou o Estado a ficar em primeiro lugar no Ideb do ensino médio, implantando cada vez mais tecnologias em sala de aula”.

INOVAÇÕES

A solução criada pela Riiid consiste em uma plataforma de Inteligência Artificial que ajuda os estudantes a melhorarem a sua pontuação em avaliações internacionais, que selecionam os alunos que buscam universidades conceituadas.

Por meio de algoritmos, a ferramenta analisa o comportamento dos alunos nas atividades de ensino, permitindo avaliar o seu desempenho para focar nas suas potencialidades, e não nas deficiências que eles têm durante o processo de aprendizado. No Brasil, a inovação está presente em uma rede privada de ensino e no Sesi do Rio Grande do Sul.

A plataforma é utilizada em conjunto com outra ferramenta que também foi apresentada ao governador Ratinho Junior. Trata-se de uma caneta que escreve ao mesmo tempo no papel e em uma tela multimídia. Desenvolvida pela empresa Ufit, ela foi bastante utilizada nas aulas remotas durante a pandemia, já que permite que o estudante resolva questões no papel, e simultaneamente elas apareçam na tela do computador.