A fumaça das queimadas que ocorrem pelo Brasil e em outros países, como Bolívia e Paraguai, retornou ao Paraná. As nuvens acinzentadas haviam dado uma trégua por conta da passagem de uma frente fria, que trouxe chuva e provocou a queda das temperaturas no estado.
Contudo, o tempo tornou a ficar estável, favorecendo a volta das nuvens de fumaça. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
- LEIA MAIS: Fumaça das queimadas deve aumentar no Paraná e agravar qualidade do ar
O meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar, afirma que a mudança entre a saída da chuva e chegada da fumaça foi de maneira "instantânea" no norte do Paraná. Inclusive, as regiões mais prejudicadas pelas fumaças são a norte, noroeste e central do estado.
O especialista afirma que a qualidade do ar vai diminuir em breve. "Teremos previsão de chuva nos próximos dias, que faz essa função de limpeza da atmosfera, mas os ventos em baixos níveis junto à superfície, não estão favoráveis para que mantenha essa condição. E, em níveis mais altos, esse transporte do material particulado continua ativo". explicou.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Com informações do G1.