O calor que vem afetando os municípios paranaenses deve dar uma trégua em breve. Isso porque, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria deve chegar ao estado ainda nesta semana, provocando chuva e deixando as temperaturas amenas.
Vale destacar ainda que o fenômeno irá melhorar a qualidade do ar, que é afetado pelas queimadas que estão sendo registradas no país.
- LEIA MAIS: Paraná atinge momento mais crítico para casos de queimadas florestais
Conforme o Simepar, a frente fria deve chegar ao Paraná a partir de quinta-feira (12). A chuva se aproxima do estado pelo oeste e sudoeste e avança para as regiões noroeste e centro-sul no decorrer de sexta-feira (13). No fim de semana, avança para todo o Paraná.
Em Apucarana, que é situada no norte do estado, por exemplo, as chuvas devem ser registradas a partir de sábado (14). Inclusive, o sistema meteorológico aponta que deve chover três dias seguidos na Cidade Alta, com precipitações acumuladas de até 43.2 milímetros.
Confira:
O fenômeno, basicamente, elevará a qualidade do ar. "Poderemos ter melhoria da qualidade do ar, assim como a diminuição desse ingresso de fumaça sobre o estado", explicou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.
Contudo, as temperaturas amenas e a ocorrência de chuvas devem durar poucos dias sobre o Paraná. A previsão de tempo seco retorna e favorece ao retorno do calor e dias com muita fumaça sobre o estado.
"Na semana que vem, com o tempo seco novamente, o fluxo dos ventos empurra todo esse material particulado para o sul do Brasil", conclui.