Entre os dias 26 e 29 de janeiro, 12 estudantes do Paraná vão representar o estado brasileiro na 70ª edição da "Harvard Model United Nations". O evento é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidos (ONU) do mundo.
Os alunos do Colégio Sesi da Indústria de Curitiba vão viajar até Boston, nos Estados Unidos, para o evento que reúne mais de 4 mil estudantes do Ensino Médio de 57 países diferentes. O objetivo é simular papéis de diplomatas, juízes, deputados ou jornalistas nos comitês da ONU.
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Os estudantes são selecionados por meio de um processo seletivo, onde eles devem redigir textos em inglês defendendo determinados assuntos. O objetivo principal da HMUN é o debate e a solução de problemáticas urgentes para a comunidade internacional.
Os alunos do Colégio Sesi da Indústria foram selecionados para comitês intermediários e avançados. Eles vão representar a Polônia, em sete comitês diferentes, e a França, no Conselho de Segurança da ONU.
Para a superintendente do Sesi no Paraná, Fabiane Franciscone, a participação do Colégio Sesi no evento mundial é motivo de muito orgulho para a instituição. “Sempre incentivamos a participação de nossos alunos em projetos que estimulem o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções para desafios reais. Esses estudantes fazem parte de um seleto grupo de jovens escolhidos pela Universidade de Harvard para pensar em questões contemporâneas, nas mais diversas frentes, e que terão a oportunidade de entrar em contato com culturas de mais de 50 países.”
O mentor do projeto, o professor Tiago Cantuario da Silveira, conta que as participações como representantes da Polônia e da França são bem importantes e mostram o protagonismo que a delegação recebeu em pautas que envolvem esses dois países. “A Polônia, por ser um país essencial na discussão atual, frente ao conflito entre Ucrânia e Rússia. Os comitês têm temáticas que envolvem esse conflito. E a França, por estarmos no Conselho de Segurança que, talvez, seja uma das reuniões mais importantes das quais vamos participar no evento”, afirma.
A preparação dos alunos para a HMUN teve conceituação sobre a ONU, as simulações, sobre os documentos que os alunos precisavam construir, como funcionam os debates e como elaborar os discursos. “Este é um grupo bem diverso, com alunos dos três anos do Ensino Médio, com conhecimentos apurados em diferentes áreas, como História, Geografia e na própria proficiência em língua inglesa. Houve uma troca bem bacana entre eles”, diz o professor.
Fonte: Informações RicMais.