Chegou ao fim o mistério sobre qual é a espécie das cinco aves nascidas a partir de ovos que foram encontrados escondidos no sutiã de uma passageira no aeroporto de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em outubro deste ano.
- RELEMBRE O CASO: Mulher é 'pega' em revista com ovos de espécie desconhecida no sutiã
Os animais, que estão com pouco mais de um mês, são da espécie conhecida como tucano-toco, o tucanuçu (Ramphastos toco), considerada a maior espécie entre os tucanos.
O Parque das Aves revelou a espécie dos animais dias após lançar um desafio nas redes sociais para que os internautas sobre o tema. Anteriormente, o parque tinha revelado que os animais pertencem à família dos ranfastídeos, grupo que inclui aves como os tucanos e araçaris.
Veja algumas características de ranfastídeos:
Podem ser encontrados do México central até o sul do Brasil;
Estão na lista do animais em extinção;
Alimentam-se de grãos, frutas, pequenos vertebrados e filhotes de outras aves;
Deslocam-se conforme a sazonalidade de frutificação das árvores;
O bico ajuda a contrabalancear o peso do corpo;
Escondem o bico quando dormem;
Macacos e gaviões-de-penhacho são predadores dos tucanos;
Voam em fila indiana.
Com a espécie identificada e confirmada suposta prática criminosa, a passageira pega com os ovos no aeroporto poderá ser denunciada e condenada pela Justiça com prisão, afirmou a Polícia Federal (PF).
Agora, ainda deve ser definido se as aves voltarão à natureza ou se ficarão aos cuidados do Parque das Aves.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Tucano-toco:
Segundo o Parque das Aves, a principal característica da espécie é o bico alaranjado com uma mancha preta na ponta. Com penas da mesma cor na mancha no bico, os tucanos-toco tem papo branco e pele de cor laranja ao redor dos olhos.
O bico desses animais tem cerca de 20 centímetros e auxilia a ave a capturar, como uma pinça, para se alimentar.
O Parque das Aves explicou que o tamanho médio desses tucanos é de 56 centímetros de comprimento, podendo pesar até 540 gramas, geralmente.
Em Foz do Iguaçu, a espécie é encontrada no Parque Nacional do Iguaçu e nas proximidades, mas há poucos registros destes animais no interior do Paraná, segundo o WikiAves, comunidade de observadores de aves no país.