Como parte das ações do Maio Amarelo, a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu nesta quinta-feira (23) uma palestra para cerca de 100 alunos da Escola Estadual Especial José Richa, em Curitiba. De forma lúdica, com apresentações interativas e materiais didáticos, o evento abordou temas fundamentais para a segurança no trânsito, destacando a importância do respeito às normas e comportamentos responsáveis.
A educadora de trânsito Fabiana Andrade ressalta a relevância de ações como essa para a inclusão e conscientização de todos os cidadãos. "É essencial que todos, incluindo os alunos especiais, tenham acesso à educação de trânsito e compreendam a importância de práticas seguras no dia a dia", destaca.
LEIA MAIS: Hospital de Reabilitação faz mais um mutirão de cirurgias ortopédicas
O tema nacional da Campanha Maio Amarelo deste ano é "Paz no trânsito começa por você", que envolve condutores, ciclistas e pedestres. As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente sobre a questão de segurança no trânsito.
Até o dia 30 de maio, o Detran-PR cumpre uma extensa programação em diferentes regiões do Estado, com ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa, simulador de capotamento para mostrar a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Para as crianças, há o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
DÉCADA DE AÇÃO – Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias. Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito.
No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.
O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.