Um fato curioso atraiu a atenção de moradores de Nova Esperança, município que fica a 44 quilômetros de Maringá, noroeste do Paraná. Eles registraram nesse domingo (11) e divulgaram nas redes sociais imagens de um objeto desconhecido voando sobre o céu da cidade.
Acreditava-se que o objeto voador não identificado (OVNI) pudesse ser um balão meteorológico - equipamento utilizado para apoiar as previsões meteorológicas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no entanto, negou que fosse o dispositivo em uma entrevista concedida à CBN Maringá.
- LEIA MAIS: Parques de Apucarana são opção para quem pretende fugir da "folia"
De acordo com o instituto, os balões de radiossondagem apresentam uma forma arredondada, além de serem maiores. Outro fato que gera uma maior curiosidade é que eles são empregados pela Aeronáutica em Foz do Iguaçu e Curitiba, cidades que ficam distantes de Nova Esperança.
Então, o que seria o objeto visto pelos moradores? Conforme o professor e astrônomo Maico Zorzan, não há necessidade para preocupação, pois o item não passa de um balão de látex.
“[…] Dá para ver que é um balão de látex, igual os usados por pesquisadores, e dá para ver uma linha descendo dele, onde provavelmente existe uma sonda meteorológica. Todos os dias milhares dessas sondas são lançadas mundo a fora, inclusive aqui no Brasil. Existe até grupos de rádio amadores que ficam acompanhando elas e resgatando essas sondas, que emitem um bip na frequência de 403MHZ. Mesmo balões de festa, desses preenchidos com gás Hélio, são capazes de alcançar essas altitudes”, disse.
Veja:
Com informações da CBN.