Desafios do uso de celulares no dia a dia dos professores

Autor: Da Redação,
terça-feira, 15/10/2024
Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

Alguém ficou com alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu retome alguma ideia?”. O silêncio ensurdecedor bate nas paredes da sala de aula, durante e depois dessas perguntas simples, costuma ser como um banho de água fria para o professor que realmente querem explicar sua matéria, entretanto a falta de interesse ou matérias que deixam a desejar enfraquece esse vinculo entre alunos e professores.

Ao virar da lousa em direção aos alunos, para entender o silêncio daquele momento que frequentemente presenciam, o professor descobre que os alunos estão com os celulares nas mãos, já em outro mundo, muito longe do conteúdo sendo aplicado.

Neste Dia dos Professores (15), é possível que muitos profissionais quisessem de presente uma receita para resolver essa questão e ter uma rotina e interação mais saudável com os alunos.

Especialistas em educação concordam que o uso de telefones móveis em sala de aula representa um dos maiores obstáculos para aprimorar as aulas. E advertem: é necessário proporcionar condições e capacitação aos professores para tal.

Segundo o docente Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa profissão opera em dois ritmos: um voltado para o passado para preservar os conhecimentos adquiridos, mas também com a necessidade de se voltar para o futuro para incorporar as tecnologias emergentes de maneira atraente.

RISCOS

A pesquisa TIC Educação, realizada em agosto deste ano pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio implementam normas para o uso do celular pelos estudantes, permitindo que o dispositivo seja utilizado apenas em certos locais e horários, porem alunos muitas vezes oferecem algum tipo de resistência a essas ordens. Em 28% das instituições de ensino, a utilização do aparelho pelos alunos é proibido.

COMO REVERTER OU AMENIZAR ISSO ISSO?

Para tornar a aula mais interativa e engajar alunos que não largam o telefone, é importante adotar estratégias que utilizem a tecnologia a seu favor. Comece incorporando atividades com aplicativos de quizzes e enquetes em tempo real, como Kahoot! ou Mentimeter, que estimulam a participação ativa. Outra abordagem eficaz é promover discussões em pequenos grupos, onde os alunos possam usar seus celulares para pesquisar informações e compartilhar descobertas, promover aulas inovadoras que vão realmente chamar atenção do aluno, como fazer pratos de comida, passeios, teatros.

Usar o humor cotidiano é algo muito bem recebido entre os alunos, professores que interagem e fazem coisas para descontrair sem fugir do contexto. A gamificação também pode ser uma ótima aliada; transforme a aula em um jogo, atribuindo pontos por participação e respostas corretas.

Sair com os alunos mas com maneiras de engajar na matéria quando possível para não se tornar algo tão maçante e por fim, proponha desafios e projetos que incentivem o uso dos celulares, como criar vídeos ou apresentações sobre o tema da aula. Com essas estratégias, é possível captar a atenção dos alunos e transformar a aula em uma experiência mais envolvente e significativa.

com informações Agencia Brasil