Mais um município da região enfrenta epidemia de dengue. Com 24 confirmações, Sabáudia é o quinto município da área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana a atingir índice epidêmico. Em toda região, foram confirmados 360 novos casos na última semana. Os números são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e representam um crescimento de 44,7% em relação aos números anteriores.
Com população estimada de 6.954 habitantes e 22 casos autóctones (quando a contaminação ocorre no município), Sabáudia atingiu índice de 316,36 casos para cada 100 mil habitantes. São considerados municípios em epidemia quando a razão passa de 300/100 mil.
-LEIA MAIS: Casos de dengue sobem para 23 em Novo Itacolomi, afirma saúde
De acordo com a secretária da Saúde de Sabáudia, Liliane Cristina da Silva, uma força-tarefa vem sendo realizada para controlar o aumento de casos na cidade. “Fizemos há umas semanas atrás uma reunião com as equipes de saúde da prefeitura e colocamos em prática uma força-tarefa, com agentes de endemias, para mobilizar em dar uma cobertura maior nos bairros”, relatou.
Ainda segundo a secretária, foi feito um requerimento pela Secretaria de Saúde para a contratação de mais agentes de endemias. “Fizemos essa solicitação pois essa epidemia acontece todo ano. Hoje tenho quatro agentes de endemias do Estado e tinha mais dois da saúde pública que estavam remanejados para essa área. Pedi a contratação de mais cinco agentes e acredito que vamos aumentar a equipe em dois ou três meses”, contou.
Com 17 municípios, a 16ª RS tem cinco municípios em epidemia. Os outros são Bom Sucesso, que totaliza 287 casos; Faxinal (236); São Pedro do Ivaí (195) e Novo Itacolomi (18), que entrou em epidemia semana passada.