Ciclone já chegou em Santa Catarina; vento e granizo causam estragos

Autor: Da Redação,
Friday, 07/11/2025
Até o momento, não há registros de vítimas graves

O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina desde esta sexta-feira (07) já causa danos materiais significativos no Extremo Oeste e Oeste do estado. Em Itapiranga, na fronteira com o Rio Grande do Sul, moradores registraram granizo intenso e ventos fortes, enquanto em Dionísio Cerqueira, na divisa com o Paraná e fronteira com a Argentina, aproximadamente 30 residências e um ginásio escolar sofreram destelhamentos.

📰 LEIA MAIS: Cemitério da Saudade guarda a história da cidade de Apucarana

De acordo com a Epagri/Ciram, os ventos atingiram 72 km/h em Urupema, na Serra catarinense, e 50 km/h em Pinhalzinho, no Oeste.

O Corpo de Bombeiros contabiliza pelo menos dez ocorrências na região, incluindo árvores caídas sobre veículos - como registrado em Itá - e destelhamentos generalizados.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Em Xanxerê, a Defesa Civil municipal relatou danos em múltiplos bairros, com queda de postes, estruturas metálicas e comprometimento de fachadas e muros. As equipes de emergência realizam atendimentos, isolamento de áreas de risco e vistorias técnicas. Até o momento, não há registros de vítimas graves.

Ciclone também atinge o Paraná

Cidades Oeste do Paraná registraram rajadas de vento nesta sexta-feira (07) devido à passagem de um ciclone extratropical, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O Simepar atualizou os registros de ventos máximos em diferentes municípios até as 18h20.

Ainda não há informações sobre os estragos nem sobre vítimas graves. O município de Rio Bonito do Iguaçu, também no oeste, foi fortemente atingido, segundo a Defesa Civil.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Segundo comunicado do Simepar, o eixo de uma frente fria começa a se formar no Sul do Paraná. As tempestades já estão se alinhando dentro desse eixo, e vão avançar para todo o estado rapidamente, nas próximas horas. Até a madrugada, a frente fria passa por todas as regiões do estado. À dianteira do eixo (a chuva que ocorreu antes), é possível ver áreas de instabilidade pré frontais (pequenos núcleos de chuva