Chuva e vertedouro aberto ajudam a normalizar nível do Rio Paraná

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/05/2020

Chuva e vertedouro aberto ajudam a normalizar nível do Rio Paraná Deve chover ao longo desta sexta-feira em torno de 40 e 60 milímetros, de acordo com a meteorologia. O volume é considerado ótimo para um único dia. O vertimento  da usina de Itaipu, nesta sexta-feira (22), começou de madrugada,  acompanhado de uma chuva fraca, mas bem-vinda. A vazão continua em média 1,3 mil metros cúbicos de água por segundo.     

Deve chover ao longo do dia em torno de 40 e 60 milímetros, de acordo com  a  meteorologia.  O  volume  é  considerado  ótimo para um único dia e contribui  para  normalizar  o  nível do Rio Paraná. Já o vertimento estava previsto apenas para o período da manhã, por volta das 10 horas.  A abertura do vertedouro de Itaipu é uma medida de socorro aos países vizinhos  que  sofrem impactos econômicos com a forte estiagem.

A liberação de  água  permite  escoamento  da safra de grãos da Argentina e Paraguai. A iniciativa  possibilitou emprego de mão de obra e transporte de mais de 150 barcaças, que estavam paradas por causa da seca do rio.      Até  o  final  da operação, no final de maio, Itaipu terá contribuído com  uma  defluência  média  diária  de  8,5 mil metros cúbicos de água por segundo  (considerando  vazão  turbinada e vertimento), elevando o nível do rio abaixo em cerca de três metros.     

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional  é  líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido,  desde  1984,  2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia  retomou  o  recorde  mundial  anual de geração de energia, com a marca  de  103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de  aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.