Um dono de um porquinho-da-índia foi preso nesta quarta-feira (18), horas após ser flagrado matando o animal a marteladas (veja vídeo abaixo), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O crime aconteceu no bairro Afonso Pena, e o suspeito não percebeu as câmeras da Muralha Digital, sistema que visa aumentar a segurança em todo o município.
O próprio poder público foi quem acionou a polícia após se deparar com a situação. O delegado Guilherme Dias comentou que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) comentou as investigações logo após ser notificada.
- LEIA MAIS: OAB Apucarana repudia assassinato de cães a tiros em Novo Itacolomi
"A equipe policial foi informada e imediatamente iniciou as buscas para identificar e localizar o autor desse crime. Ele foi encontrado em sua residência e preso em flagrante", disse o delegado.
O corpo do animal foi recolhido e encaminhado para perícia. Após os procedimentos da polícia, o homem foi encaminhado à cadeia. Por serem sensíveis, as imagens do ato violento foram desfocadas.
Assista:
Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da Polícia Civil. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR.
Para mais informações, acesse à Banda B, parceira do TNOnline.