O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve em Brasília nesta quarta-feira (28), na assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para debater as estratégias de enfrentamento à dengue.
LEIA MAIS: Comitê da dengue do Paraná convoca população para participar do Dia D
O próximo sábado (2) será o Dia D nacional de mobilização, conforme definição do Ministério da Saúde. “O cenário da dengue é no país. Por isso, é importante essa junção de esforços das três esferas de gestão da Saúde. Nosso enfrentamento é todo dia. E essa mobilização nacional vai ser fundamental”, disse Beto Preto.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que 75% dos casos e dos focos do mosquito estão nas residências. Além disso, questões climáticas e a mudança de sorotipo viral também contribuíram para o atual cenário da doença.
“Hoje o mosquito é visível, como diz o secretário Beto Preto. Então, temos que fazer essa força-tarefa em todo Brasil. Queremos reforçar ações de conscientização, prevenção e cuidado sobre a doença. Que todos os estados possam intensificar esse dia”, afirmou a ministra.
A Sesa e o MS já estão trabalhando em conjunto. Nesta semana, equipes técnicas estiveram em Apucarana para traçar diagnósticos e desenvolver ações no combate ao mosquito.
O Paraná tem hoje 58.567 casos e 23 óbitos, conforme o Boletim Epidemiológico semanal. A reunião contou ainda com a participação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).