As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, chegaram a 90% da execução, de acordo com a concessionária CCR Aeroportos, que administra o terminal. Ao todo, os investimentos no aumento da capacidade do local e nas reformas de melhoria operacional do aeroporto são de R$ 180 milhões.
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As obras vão aumentar em 40% o tamanho do terminal, saindo de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados. A capacidade de atendimento do aeroporto também vai crescer: em 2023, 720 mil passageiros passarem pelo aeroporto, e com as obras a capacidade total do terminal vai chegar a 3,5 milhões de passageiros por ano.
A previsão é que a reforma seja totalmente finalizada em novembro, com a conclusão de todas as obras. Os investimentos vão ampliar em 150 metros a pista de pousos e decolagens e construir uma nova área de escape, além de implementar um novo pátio com capacidade para seis aeronaves.
Outras melhorias importantes do terminal estão relacionadas à realocação de sistemas de auxílio à navegação aérea, o PAPI, e construção da infraestrutura necessária para que os órgãos competentes instalem o ILS. Os sistemas melhoram a operação do aeroporto, com incremento da sinalização da pista e permitindo que ele funcione mesmo com condições meteorológicas adversas, como dias chuvosos
SALA DE EMBARQUE – Mesmo com parte das obras ainda em andamento, algumas intervenções já estão sendo usadas pelos passageiros do Aeroporto de Londrina. É o caso da nova sala de embarque do terminal.
Desde setembro, os passageiros já podem usar o espaço, que foi construído do zero, e conta com novas opções comerciais e uma sala VIP. De acordo com a CCR Aeroportos, a obra dobrou as opções comerciais da sala.
INFRAESTRUTURA – Os investimentos são fruto de um programa de modernização do modal aeroviário do Paraná. Em 2021, o aeroporto de Londrina fez parte de um pacote de concessões à iniciativa privada, composto também pelos aeroportos internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e pelo Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com previsão total de investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão por 30 anos.
Os investimentos integram um plano global de melhoria da logística do Estado, que inclui também cerca de R$ 50 bilhões em mais de 3,3 mil quilômetros de concessões rodoviárias, entre outras obras estaduais, como a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, e a Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu.