Foz do Iguaçu derrapa na geração de empregos no Oeste

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 20/10/2017
Foz do Iguaçu derrapa na geração de empregos no Oeste

Foz do Iguaçu deixa a desejar na geração de empregos neste ano em comparação com os municípios mais populosos do Oeste do Paraná. Das dez cidades com mais moradores na região, está na sexta colocação no ranking de contratações menos demissões registradas de janeiro a setembro a 2017.

A cidade apresenta saldo positivo de apenas 272 empregos ao longo de nove meses, ficando atrás deCascavel (1.536 vagas), Palotina (1.195), Medianeira (1.012), Toledo (592) e Marechal Cândido Rondon (353). Atrás de Foz, entre os dez mais populosos, somente Santa Helena, Assis Chateaubriand, Guaíra e São Miguel do Iguaçu.

De uma análise mais curiosa nos dados é possível tirar outras informações interessantes, como o fato de sete municípios com população inferior a de Foz do Iguaçu terem gerado mais empregos no período avaliado. São eles: Palotina, Medianeira, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Matelândia e Cafelândia. De dar inveja, não?

Outro dado intrigante leva em conta a geração de empregos de janeiro a setembro em Colombo – cidade paranaense com população mais próxima à local. Foz do Iguaçu tem 259 mil habitantes e, como dito antes, gerou 272 empregos neste ano. Já Colombo, com 236 mil habitantes, tem saldo positivo de 428 vagas.

O retrato elaborado pelo H2FOZ toma como base a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgada nesta quinta-feira, 19. A variação de empregos no ano foi cruzada com a projeção da população dos municípios do Paraná disponibilizada pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Fonte - * Alexandre Palmar - Portal H2FOZ.