Sarcófago egípcio milenar é aberto diante do público e ação gera críticas

Autor: Da Redação,
terça-feira, 06/10/2020
Sarcófago egípcio milenar é aberto diante do público e ação gera críticas

Cinquenta e nove sarcófagos selados de 2,5 mil anos foram abertos pelo Ministério de Antiguidades do Egito, no último sábado. Um vídeo impressionante mostra o exato momento em que os pesquisadores abriram um dos sarcófagos revelados na expedição que começou em 2018.

Segundo os arqueólogos envolvidos na grande descoberta, os caixões foram revelados em agosto no sul do Cairo. Eles estavam localizados em três poços de 12 metros acompanhados por 28 estatuetas do deus Seker, relevante figura no ritual de morte.

Após o anúncio, muitos internautas se impressionaram com o estado de preservação dos sarcófagos encontrados, todavia, muitos criticaram o modo como os sarcófagos foram abertos. A abertura ocorreu o Saqqara, no Sul do país, diante de arqueólogos e do público em geral. A forma como um dos objetos foi aberto gerou críticas e memes nas redes sociais, por causa da aglomeração de pessoas em tempos de pandemia.

Como 2020 está tranquilo, resolveram abrir sarcófago de 2.500 anos encontrado recentemente no Egito 😨 pic.twitter.com/6xSGSTrpZj

— Jeff Nascimento (em 🏠) (@jnascim) October 4, 2020

Olha a quantidade de gente ao redor, até criança, enquanto abrem um SARCÓFAGO de 2500 anos, sem ter ideia q tipo de microorganismo pode ter ali dentro.

Essa sim é a mistura de Brasil com Egito. https://t.co/xyN7qvp8HD

— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) October 4, 2020