Estado Islâmico reivindica ataques a mesquitas no Iêmen

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 20/03/2015
Homens carregam feridos retirando-os de dentro de uma mesquita após a explosão de uma bomba em Sana, no Iêmen. Ataques suicidas a bomba em duas mesquitas durante o período de orações da tarde deixaram dezenas de mortos e centenas de feridos (Foto: Khaled Abdullah/Reuters)

O grupo militante Estado Islâmico, que tomou grandes áreas do território do Iraque e da Síria, reivindicou a autoria de ataques com homens-bomba em duas mesquitas usadas por muçulmanos xiitas no Iêmen nesta sexta-feira (20), de acordo com uma publicação no Twitter.

Pelo menos 126 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas nas explosões na capital Sanaa. Ambas as mesquitas são conhecidas por serem majoritariamente usadas pelo grupo muçulmano xiita Houthi, que tomou o controle do governo iemenita. Uma testemunha disse ter escutado duas explosões consecutivas em uma das mesquitas, em um bairro central da capital. Hospitais de Sanaa estavam pedindo por doadores de sangue para ajudar no tratamento de um grande número de feridos. Os huthis fazem suas orações nessas mesquitas e entre os mortos está o imã da mesquita de Badr e importante líder religioso da milícia, Al-Mourtada ben Zayd al-Muhatwari, segundo uma fonte médica.